BichoMix junta-se aos Fantásticos

8 Feb 2018

O responsável clínico, Dr. Hugo Melo, dá conselhos importantes sobre a decisão de ter animais de estimação.

highspirit – O que diferencia o BichoMix dos outros hospitais veterinários?

Hugo Melo – Criámos um local onde pudéssemos ter o máximo de serviços, portanto um hospital, mas que funcionasse com um carácter mais familiar, de clínica. No fundo, o que tentamos manter é esse carácter familiar, esse atendimento de proximidade, porque é muito fácil quando começamos a ter muito volume de trabalho e começamos a ter muitas pessoas no atendimento, que este se torne mais impessoal e nesta questão da medicina veterinária, a relação com os donos é absolutamente fundamental. Não só tem de ser uma relação de confiança, pois têm de acreditar no processo e confiar nos nossos clínicos mas também nós próprios temos de contar com eles, pois estamos inteiramente dependentes da informação que nos dão para um bom diagnóstico. Penso que, no fundo, tivemos um crescimento sustentado exactamente por isso. Nunca fomos muito de publicidade e tentámos fazer esse crescimento dentro do passa a palavra e de salvaguardar os clientes que são nossos. Essa terá sido uma chave para estar a correr bem e sem grandes sobressaltos.

 

HS – Os donos reconhecem esta distinção na familiaridade com os seus animais?

HM – Esta é uma questão ingrata. Hoje em dia um dos maiores problemas no atendimento é exactamente isso, as pessoas têm tendência para esquecer rapidamente e para apontar muito o dedo… qualquer profissão que tenha atendimento ao público é uma ciência e tem as suas dificuldades. Mas regra geral, aqui conseguimos criar essa empatia e esse ambiente. Temos casos, como em outros sítios quaisquer, que não conseguimos resolver, mas não temos tido grandes problemas e penso que será exactamente por isso, por as pessoas nos reconhecerem essa capacidade de trabalho, frontalidade e honestidade, que tem vindo a funcionar bem.

HS – Hoje em dia os serviços com vertente estética têm vindo a crescer. Apercebe-se dessa maior procura?

HM – Incrivelmente o serviço de estética é um serviço que tem muita procura. Chega a ser caricato porque temos cães que vêm para banhos e tosquias e nem sequer são vacinados. Nós, sendo um hospital, não se nota tanto, mas em algumas clínicas nota-se perfeitamente que a tosquia tem uma prevalência maior do que o acto clínico, mas acho que isso são curiosidades da sociedade actual, alguns valores estão invertidos.

 

HS – Que outros serviços é que o BichoMix disponibiliza?

HM – Para além da extensa componente clínica, temos um hotel de gatos que funciona aqui na clínica, o serviço de pet-sitting e o serviço de banhos e tosquias. Em relação ao pet-sitting, limitamo-lo a clientes nossos. São previamente seleccionados porque a responsabilidade é grande e nota-se que as pessoas têm o cuidado de se identificarem com quem faz o serviço. É um serviço que podia ter maior dimensão se apostássemos nele, mas não é garantidamente uma aposta. O nosso serviço tem de ser, fundamentalmente, a parte clínica.

HS – Na sua óptica, enquanto médico veterinário, que conselhos é que deixa para os donos e futuros donos por forma a garantir o bem-estar dos animais de companhia?

HM – É fundamental pensar que um animal não é uma prenda, nem de Natal nem de anos, e tem de ser uma escolha consciente, racional e de toda a família. Não só na selecção do carácter do animal como na prevalência de doenças e outros aspectos importantes. Toda a família tem de estar envolvida, devendo o animal ter acesso à saúde, direito à comida, direito a um alojamento… mas não sendo tratados como seres humanos, pois quer queiram, quer não, eles não são seres humanos. Têm necessidades como nós, diria que até têm feitios como nós, mas realmente tratá-los como humanos tem os prejudicado mais do que favorecido. Para ter um animal é preciso ter grande disponibilidade e os custos que isso acarreta também são grandes, as coisas têm de ser encaradas com pés e cabeça. É também essencial o seguro de saúde, que devia ser obrigatório pois assim seria um garante do bem-estar animal. Existe um ou outro seguro que já funciona e que de facto ajuda em situações de acidente ou outros problemas, que as pessoas precisam de despender uma quantia elevada de dinheiro que muitas vezes não têm. A esterilização e castração dos animais também fazem parte de uma série de mecanismos que deviam ser obrigatórios, e tudo isto até antes da criminalização que, embora já seja um passo importante, devia ter sido o último a ser dado, deviam ter sido criadas primeiro as raízes estruturais e comportamentais para tudo isto funcionasse bem.

 

HS – Se uma pessoa quiser ter um animal de estimação pode vir até ao BichoMix e ser aconselhado?

HM – Nós como hospital de bairro incentivamos as pessoas para isso mesmo. Por vezes acontece perguntarem: “Doutor, estou a pensar ter um cão. O que me aconselha?”. Fazemos uma análise de diagnóstico da situação, tentamos também perceber quais são as expectativas em relação a ter o cão e tentamos e aconselhamos. Isto deveria ser feito por todas as pessoas, procurar um médico veterinário e pedir aconselhamento, e não pensar só na parte estética que é o critério de escolha da grande maioria.

 

 HS – Qual é o seu highspirit?

HM – Nós, veterinários, gostamos de trabalhar com animais e queremos trabalhar com animais. O sonho de nós todos é ter uma estrutura que permita no dia-a-dia ter sucesso clínico e salvar animais.

 

HS – Porque é que Somos Por Todos?

HM – Porque temos mesmo de ser por todos. Temos sempre que contar com o próximo e continuar a acreditar que as pessoas têm um fundo bom e que podemos dar sempre qualquer coisa mais. Há que correr esse risco, de dar qualquer coisa. Ajudar, porque se calhar uma em cada cem pessoas pode de facto tirar algum proveito dessa ajuda e isso é o maior orgulho que podemos ter… conseguir realmente ajudar alguém.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook HighSpirit
  • Instagram HighSpirit
  • YouTube HighSpirit
© 2019 highspirit®. Todos os direitos reservados. 
highspirit® é uma marca registada.